BALDUR`S GATE - A CIDADE MAIS FAMOSA DO MAIS POPULAR CENÁRIO DE DUNGEONS AND DRAGONS

 "Portão de Baldur é um ninho de víboras cheio de esquemas e conspiradores"

(Coran, o político)



Vista de Baldur's Gate



BALDUR'S GATE

 


Baldur's Gate - o Portão de Baldur, por muitos chamados simplesmente de Portão, é a maior metrópole e Cidade Independente da região chamada Costa da Espada (já que Águas Profundas, geograficamente, fica na região O Norte). A região da Costa da Espada é parte da região Terras Centrais do Ocidente, no continente de Faerûn, no planeta Toril do cenário de Forgotten Realms, onde também estão lugares famosos como Neverwinter (Nevenunca), Waterdeep (Águas Profundas), Myth Drannor, Icewind Dale (Vale do Vento Gélido), Hillsfar (Colina Distante), Cormyr, Westgate (Portão Ocidental), Candelkeep (Forte da Vela), Menzoberranzan, Shadowdale (Vale das Sombras) entre tantos outros locais abordados em diversas mídias como jogos eletrônicos, romances, filmes, jogos de tabuleiros (boardgames) e muito mais.

 

Forgotten Realms é o cenário mais popular entre os cenários oficiais do RPG mais famoso do mundo, Dungeons and Dragons. Assim, se você veio após ter entrado em contato pela primeira vez com esse mundo, talvez por jogar o jogo Baldur's Gate 3, estamos aqui, dando uma voltinha e explicando um pouco para que você não se sinta perdido.

 

Cenários de RPG são "o mundo fantástico" (ou horrível, ou apocalíptico, etc...) onde a história acontece. Eles possuem nomes próprios e muitas vezes diferentes do nome do "planeta" em si, até porque algumas vezes não é bem um planeta, ou não está limitado a um planeta. Podem ser planos de existência, outras dimensões, um sistema intergaláctico inteiro... 

 

Baldur's Gate, o nosso Portão de Baldur, é uma cidade no cenário mais popular, e graças a série de jogos Baldur's Gate, é possivelmente a cidade mais conhecida deste mundo, rivalizando somente com Neverwinter, por quem nunca jogou RPG de mesa. No RPG, essa cidade já existia muito antes do primeiro jogo da série e, provavelmente, seguirá existindo e evoluindo sua história após os eventos contados no jogo BG3. Mas afinal, que cidade é esta? 

 

É isso que iremos explicar um pouco neste post. Vamos falar de sua geografia, história e forma de governo. Segue com a gente...

 

 

Mapa de Baldur's Gate em PT-BR




A CIDADE NA COLINA - POR QUE PORTÃO DE BALDUR?

 

Portão de Baldur, a nossa queria e amada Baldur's Gate, começou como um porto escondido onde comerciantes se encontravam com piratas e "faróis-fantasmas", pessoas ao longo da Costa da Espada que usavam luzes para atrair navios em direção à costa, onde eles encalhariam e teriam seus bens saqueados. Depois de apanhar seus alvos, os saqueadores viajavam léguas rio acima até o futuro local do Portão de Baldur, em uma curva do Rio Chionthar que oferecia um bom porto e acesso relativamente fácil ao Caminho do Comércio, e então vendiam seu butim a comerciantes sem medo de encontrar os proprietários originais das mercadorias.

 

Com o tempo, comerciantes e pastores empreendedores decidiram que o excelente, embora ilícito, comércio superava o problema do solo pobre das falésias e criaram raízes. Devido em parte às suas névoas frequentes e certamente à reputação de seus residentes, o assentamento ficou conhecido como Porto Cinzento - um nome que os baldurianos usam para a baía até os dias atuais.

 

A cidade ganhou seu nome atual séculos atrás, quando o grande explorador Balduran voltou de sua jornada para o outro lado de Encontro Eterno (Evermeet), a terra natal dos elfos, onde procurou as lendárias "ilhas de Anchorome" (muitas vezes citado como um arquipélago, na verdade Anchorome é o continente ao norte de Maztica, onde vivem os elfos Poscadar e diversas tribos de Thri-Kreen, além do povo Azuposi. Se quiser saber mais sobre Maztica, você pode ler AQUI). Ele espalhou histórias incríveis de suas aventuras de exploração, e também espalhou enormes quantidades de riqueza, algumas das quais ele gastou para construir um muro em torno de sua cidade natal que era frequentemente invadida. Em um determinado momento Balduran partiu novamente para Anchorome e nunca mais voltou.

 

A muralha de Balduran repleta de portões circundava as casas no topo do penhasco, mas deixava o porto e a subida dos penhascos desprotegida. Esse projeto permitiu que os residentes taxassem os produtos que chegavam ao mercado. Os colegas de Balduran, capitães de mar para quem o porto era o lar, insistiram com raiva que o portão pelo qual o comércio do sul e o tráfego do porto entravam na cidade era o “Portão de Baldur” e eles se recusaram a pagar. Eles lutaram, derrubaram os comerciantes e pastores enriquecidos e tomaram o controle da cidade.

 

Os quatro capitães mais velhos, com seus dias no mar chegando ao fim, entregaram seus navios a marinheiros mais jovens, que por sua vez apoiaram a instalação dos capitães como governantes da cidade nascente. Os velhos capitães chamavam a si mesmos de "duques", de brincadeira, mas o título provou ser útil nas negociações intermunicipais. Após a fundação de Amn, o comércio cresceu no clima menos rígido do Portão e a cidade cresceu. Ele explodiu seus limites originais, engolindo Porto Cinzento enquanto crescia e descia os penhascos. Os destinos das cidades superior e inferior estavam tão entrelaçados que os duques determinaram que a cidade inferior não poderia ser exposta a invasores. Assim, Portão de Baldur ergueu dois novos segmentos de muralhas ao longo das falésias que se ligavam à Velha Muralha, que foi melhorada, e também beijou o rio Chionthar duas vezes, nos lados oeste e leste da cidade.

 

Hoje. Portão de Baldur ainda se recusa a ser restrita dentro de seus limites. Pessoas e empresas impedidas de residir dentro das muralhas se amontoam contra elas ou se espalham pelas estradas periféricas. O que antes eram duas comunidades agora parecem três: a privilegiada Cidade Alta, a trabalhadora Cidade Baixa) e a sem lei Cidade de Fora.

 

 

Brasão de Baldur's Gate



O BRASÃO DA CIDADE

 

O Brasão da cidade de Portão de Baldur tem um escudo com uma fortaleza acima dele e dentro dele um navio centralizado com o mar abaixo e o céu azul acima.

 

A fortaleza acima do escudo remete, obviamente, à muralha que tem um portão que acabou por dar nome a cidade. O navio no brasão do Portão de Baldur representa tanto o papel da cidade como um centro de comércio fluvial e oceânico quanto seu homônimo, Balduran, um explorador que navegou para o oeste rumo ao desconhecido e voltou com grande riqueza. O mar calmo simboliza a intenção do Portão de ser um poder pacífico, e o céu claro e azul denota otimismo quanto ao seu futuro.

 

Os frequentes nevoeiros e garoas colocam o brasão da cidade no centro de várias piadas e ditados, como "Quando as armas [brasão] mostram a verdade”, significando nunca ou raramente, e “Não esqueça o casaco”, indicando tempo claro e ensolarado. Enquanto isso, ditados como “Os mares se agitam” e “O navio está virando” fazem referência a perigos ou problemas no caminho.

 

 

CHEGANDO EM PORTÃO

 

Ou bem você está chegando em Portão de Baldur de barco (por meio fluvial ou marítimo), ou bem você está chegando pelo Caminho do Comércio. O Caminho do Comércio é uma estrada muito antiga, que liga Portão de Baldur a Águas Profundas (Waterdeep). Mais próximo do Portão de Baldur, a estrada é principalmente de cascalho, mas alguns segmentos de granito em ruínas permanecem de antigas tentativas de construção de um império. Mais adiante, o Caminho do Comércio torna-se uma trilha de terra que as chuvas leves e frequentes da área muitas vezes reduzem a lama. A velha estrada desaparece nos Campos dos Mortos, separando-se em várias trilhas percorridas por comerciantes e viajantes, dependendo da estação e relatos de bandidagem atuando na região. Quando os viajantes avistam o Castelo Lança de Dragão, ele retoma um curso mais regular.

 

 

FAZENDAS?

 

Sem fazendas. O solo raso ao redor do Portão de Baldur é ruim para a agricultura, mas o pasto é bom, então os pastores criam ovelhas, gado, cabras e cavalos.

 



Mercado de Baldur's Gate


 

TRÊS CIDADES

 

Cidade Alta: A Cidade Alta estritamente policiada e ordenada é o lar da privilegiada classe patriarcal. Os patriarcas são as famílias mais antigas de Portão de Baldur e compõem a nobreza da cidade. Vivendo ao lado deles em casas mais humildes, mas ainda assim bonitas e bem conservadas, está uma classe alta de famílias que ostentam histórias orgulhosas: como mordomos dos patriarcas (alfaiates, joalheiros, mordomos, chefes de cozinha, jardineiros-chefes e afins) e como membros da Vigília, a força policial de elite da cidade que faz a ronda na Cidade Alta, e independente do Punho Flamejante, a milícia que protege os demais lugares.

 

Cidade Baixa: A Cidade Baixa, em forma de meia-lua, circunda o porto e ganha elevação a partir do rio até encontrar as muralhas da Cidade Alta. Suas ruas estreitas e de paralelepípedos dão lugar a lances de degraus de pedra em locais particularmente íngremes. Trabalhadores e artesãos de todos os tipos, incluindo marinheiros, saleiros, lojistas, padeiros e artesãos habilidosos, cujo trabalho não requer forjas barulhentas ou tanques ou ingredientes nojentos, labutam e moram no labirinto de pequenos prédios frequentemente subdivididos da Cidade Baixa.

 

Cidade de Fora: Também chamada de Externa ou Cidade Exterior, sendo uma expansão de piquetes, ruas de terra, barracões e prédios semipermanentes fora dos muros, a Cidade de Fora acomoda tudo o que as cidades Alta e Baixa não acomodam: Os comércios mais sujos e fedorentos, cavalos, bois, mulas e outros animais de carga e gado que não são permitidos dentro das muralhas da cidade (e então eles são colocados em estábulos, carregados e descarregados ou abatidos nesta área). Há muito tempo, o Conselho dos Quatro decidiu não pagar o Punho Flamejante para policiar a Cidade de Fora, então a única lei aqui é o que o costume comum e a Guilda - o sindicato de ladrões, bandidos, gângsteres, agiotas e assassinos da cidade - impõem. Entre os distritos de Cidade de Fora se destaca a Pequena Calimshan, um distrito murado com vários minaretes que se subdivide em diversos bairros também murados (com muros chegando a até 5 metros de altura) ligados por passarelas para pedestres - mas não para veículos e montarias - onde os refugiados de Calimshan decidiram morar longe de sua nação no sul da Costa da Espada.  

 

 

O RIO CHIONTHAR

 

O Rio Chionthar segue para o oeste ao longo da margem sul dos Campos dos Mortos. Portão de Baldur fica a cerca de sessenta quilômetros da costa e alguns quilômetros a leste da maré alta, tornando seu porto seguro contra a elevação das águas, a menos que chuvas excepcionais rio acima causem inundações. Navegar até a cidade em uma caravela leva cerca de um dia.

 

 

Passagem do Draco em Baldur's Gate



AS DUAS PONTES

 

Duas pontes se encontram em uma ilha alta e rochosa no centro do Rio Chionthar, onde uma fortaleza guarda a passagem. A lenda local afirma que a ilha, há muito chamada de Rocha do Draco, já foi o covil de um dragão de bronze, mas os estudiosos dão pouco crédito à história. As pontes se tornaram conhecidas como a Passagem do Draco.

 

O Punho Flamejante, a milícia mercenária e força policial da cidade, ocupa a Rocha do Draco. Em tempos difíceis, a fortaleza eleva as pontes levadiças de ambos os lados, deixando os residentes de Cidade de Fora que construíram suas vidas de ambos os lados das pontes por suas próprias contas.

 

 

RIBANCEIRAS

 

Penhascos bastante íngremes margeiam o Rio Chionthar por léguas a leste e a oeste da cidade. As falésias de granito amarelo, o mesmo das muralhas da cidade e a maioria de seus edifícios, são chamadas de Ribanceiras. Se a base do granito usado nas construções da cidade vêm das Ribanceiras, a maioria dos telhados de Portão é feita de ardósia cinza que vem de uma pedreira dos Campos dos Mortos.

 

 

CAMINHO DA COSTA

 

O Caminho da Costa segue para o sul até Calimshan, passando por assentamentos que variam de tamanho desde pequenas aldeias até grandes reinos. É a estrada que leva até o Forte da Vela, Amn e Tethyr, para citar alguns lugares conhecidos.

 

 

Parlamento em Baldur's Gate



O GOVERNO

 

O governo da cidade é formado por quatro Duques que formam o Conselho dos Quatro, um deles tendo o título de Grão-Duque. As questões da cidade são definidas por votação dos quatro Duques, tendo o Grão-Duque o voto de Minerva em caso de empate. O título de Duque é vitalício. Quando um Duque morre, um novo Duque deve ser escolhido pelo Parlamento dos Pares, um grupo de 50 membros importantes da cidade, sendo um quarto deles vindos da Cidade Baixa e os outros três quartos da Cidade Alta. Um Duque também pode renunciar a seu título, se assim o desejar. O Parlamento também debate as necessidades e projetos da cidade, que são levados ao Conselho dos Quatro.

 

 

Poster da Aventura Assassinato em Baldur's Gate 



A HISTÓRIA DA CIDADE

 

Os sembianos têm um ditado: “Quem controla o Portão controla os bens”. Portão de Baldur fica a meio caminho entre Águas Profundas, conhecida como a Jóia do Norte, e o reino mercantil de Amn. Ele controla a foz do Rio Chionthar, do qual os reinos centrais de Cormyr e Sembia dependem para alcançar Águas Profundas e Amn de forma rápida e confiável. Os baldurianos têm se saído muito bem hospedando, reabastecendo e taxando esses viajantes e comerciantes.

 

Apesar dessas qualidades atraentes, Portão de Baldur era um ponto comum durante a maior parte da história, um vilarejo insignificante entre dezenas ao longo da selvagem Costa da Espada. Se alguma história tivesse sido escrita, eles teriam contado sobre piratas covardes, contrabandistas ousados e fazendeiros heroicos lutando para sobreviver enquanto repeliam saqueadores orcs e invasores bárbaros. A grande cidade que Portão se tornou só foi possível graças à filantropia daquele que lhe daria mais tarde o nome: Balduran.

 

Quando Balduran voltou de Anchorome, ele distribuiu sua riqueza de forma livre e equitativa, solicitando apenas que uma parte dela fosse usada para construir uma grande muralha para proteger sua cidade natal, então chamada de Porto Cinzento. O grande explorador não costumava se ancorar por muito tempo e partiu para uma segunda viagem a Anchorome, da qual nunca mais voltou. Independentemente disso, o pedido de Balduran por uma muralha foi respeitado, e um magnífico e forte baluarte de granito foi construído ao redor do assentamento no topo da colina com vista para o porto.

 

A aldeia de Porto Cinzento cresceu enquanto as pessoas se aglomeravam em sua segurança. O porto era bom e o local provou ser uma excelente encruzilhada para o comércio entre o Norte, o Sul e as Terras Centrais do Ocidente. A riqueza fluiu com o povo. Novos edifícios foram erguidos até que a cidade ultrapassou sua muralha e se espalhou pela colina íngreme em forma de meia-lua em direção ao porto abaixo.

 

Os moradores começaram a chamar a cidade original de “Cidade Velha” e a área fora dela de Empilho, devido à forma como seus prédios foram "empilhados" uns sobre os outros. Os descendentes dos habitantes originais de Porto Cinzento e residentes que eram ricos o suficiente para comprar propriedades dentro dos muros tornaram-se as famílias patriarcais de hoje. Os que ficaram fora dos muros, incluindo marinheiros, camponeses e artesãos, foram responsáveis então pelo crescimento da cidade.

 


Queda da Bastilha em frente ao Hotel de Ville em 1789, Hippolyte Delaroche 




A Revolta das Taxas

 

À medida que o afluxo de forasteiros crescia, a Cidade Velha começou a taxar todos os bens e pessoas que passavam entre o porto e a cidade. Os capitães do mar que navegaram ao lado de Balduran protestaram contra os impostos e organizaram a oposição, composta pelos residentes de Empilho. Líderes entre os plebeus afirmaram que a muralha foi um presente de Balduran para todos os residentes da área, então o uso do Portão de Baldur para entrar na Cidade Velha deveria ser gratuito para todos.

 

O conflito desenrolou-se no tribunal de guerra. Marinheiros, piratas e resistentes de Empilho lutaram contra fazendeiros e comerciantes da Cidade Velha. Este último grupo teria desmoronado imediatamente se não fosse pela muralha, fato que mais tarde levou à formação da Vigilia. Quando a ralé e seus agitadores finalmente romperam o Portão de Baldur, os combatentes pretendiam atacar o Câmara Alta, onde os defensores e suas famílias haviam se refugiado - mas os quatro capitães de mar mais velhos pediram clemência. Foi feita uma votação, cujo resultado mostrou que as palavras comoventes dos capitães haviam inspirado uma trégua.

 

Este momento está na raiz de como Portão de Baldur é governada hoje. Os cidadãos elegeram os capitães do mar para serem o corpo governante da cidade. Os quatro foram respeitosamente apelidados de “duques”, embora não fossem da verdadeira nobreza, e a denominação pegou. Os primeiros duques ficaram conhecidos como o Conselho dos Quatro e cumpriram mandatos vitalícios nos quais discutiam os assuntos da cidade e tomavam decisões em conjunto. Quando um morria, uma votação em toda a cidade elegia um novo duque.

 

Embora a questão da tributação tenha sido deixada de lado por um tempo, os duques perceberam sua necessidade, especialmente quando os ataques à crescente comunidade de Empilho exigiram a construção de muros de proteção adicionais. A partir daí, os residentes pararam de se referir aos dois distritos como “Cidade Velha” e “Empilho” e, em vez disso, adotaram os apelidos de “Cidade Alta” e “Cidade Baixa”. A essa altura, os marinheiros haviam levado as notícias do conflito civil para outras terras, e a cidade se tornou conhecida pela maior parte de Faerun como “Portão de Baldur”.

 


Punho Flamejante



A Fundação do Punho Flamejante

 

A Cidade Baixa se esforçou para sobreviver enquanto abandonada como uma área sem lei até que um guerreiro chamado Eltan, um filho nativo de Portão de Baldur, fundou a empresa mercenária Punho Flamejante na cidade - e ao fazê-lo unificou as muitas pequenas organizações mercenárias em toda a região da Costa da Espada. Os combatentes se alistaram avidamente, expandindo o grupo incipiente para quase dois mil membros.

 

O poder e a influência política que o Punho Flamejante deu a Eltan lhe rendeu uma posição como um dos quatro membros do conselho. Em um de seus primeiros atos como duque, Eltan rapidamente colocou os soldados do Punho Flamejante com a função de polícia municipal, fazendo da cidade baixa sem patrulhamento sua principal prioridade. Ele usou uma parte dos impostos arrecadados pelos duques para pagar os mercenários. O estabelecimento do Punho Flamejante deu a Portão de Baldur uma posição considerável como uma potência militar na Costa da Espada, expandiu a receita tributária da cidade e trouxe a lei e a ordem extremamente necessárias para a Cidade Baixa.

 

Além de triplicar de tamanho para seus atuais quase seis mil membros, a empresa mercenária não mudou muito desde seus primeiros anos. Ela permanece como a base da força militar da cidade.

 


Símbolo de Bhaal



A Prole de Bhaal e o Trono de Ferro

 

Durante o Tempo das Perturbações, quando Ao, o Deus Supremo, forçou os deuses a andarem entre seus seguidores mortais, Bhaal previu sua própria morte. Então o deus dos assassinos elaborou um plano para escapar de seu destino. Depois de adotar a forma mortal, Bhaal acasalou com muitas fêmeas em Toril. Essas uniões conceberam a Prole de Bhaal, seres imbuídos de uma centelha da essência divina de seu senhor. Os descendentes eram dotados de poderes incomuns e vidas anormalmente longas e eram comportamentalmente inclinados à violência e ao assassinato. Tais sentimentos eram particularmente fortes quando as crias estavam próximas umas das outras, como Bhaal havia imaginado. Desde o início, o Senhor do Assassinato pretendia que suas crias matassem umas às outras, com cada descendente sobrevivente absorvendo cada vez mais a essência divina de Bhaal.

 

Os adoradores mais fanáticos de Bhaal caçavam os indivíduos da Prole de Bhaal, tentando matá-los ou revelar sua natureza para que outros os matassem. Suas ações se alinharam com os planos de Bhaal, que exigia que os justos mortais de Faerûn perseguissem, expulsassem e matassem seus filhos e, assim, involuntariamente, libertassem sua essência e provocassem seu renascimento.

 

Quase um século atrás, parecia que o plano do Senhor do Assassinato poderia se concretizar em Portão de Baldur. Na época, o Trono de Ferro, um consórcio de comerciantes, planejou causar uma escassez de ferro em toda a área para enriquecer seus membros. Sarevok, o filho adotivo de um líder do Trono de Ferro e pertencente a Prole de Bhaal, assumiu a organização e tentou assassinar os duques. Seu objetivo final era provocar uma guerra com Amn e usar o derramamento de sangue para ascender ao trono de seu verdadeiro pai.

 

Outro membro da Prole, Abdel Adrian, junto com alguns companheiros, evitou a guerra e pôs fim à vilania de Sarevok. Depois de muitos anos de aventuras e um período de reflexão, Adrian retirou-se para Portão de Baldur e serviu como marechal do Punho Flamejante e duque, tornando-se o cidadão mais amado da cidade. Poucos descobriram o plano de Bhaal durante estes eventos. Entre aqueles que o fizeram, muitos acreditaram que a trama desmoronou para sempre quando Adrian matou a última alta sacerdotisa de Bhaal e se negou a aceitar o poder acumulado de Bhaal, escolhendo para si uma vida mortal. Eram tolos. O Senhor do Assassinato esteve na escuridão, esperando apenas por suas últimas vítimas para recuperar seu trono de sangue. Foi há poucos anos que Bhaal fez seu último movimento. Ele fez com que Abdel fosse assassinado e então Torlin Prataescudo se revelou como o Escolhido de Bhaal e se transformou no avatar do deus dos assassinos, gerando caos e morte por toda Portão de Baldur. Ele só foi parado quando confrontado por bravos aventureiros.

 

 

Vista de Baldur's Gate


Dias Atuais

 

Portão de Baldur atualmente é governado pelo Conselho dos Quatro e o atual Grão-Duque é Ulder Ravengard, com a companhia dos duques Thalamra Vanthampur, Belynne Stelmane e Dillard Portyr, ex-grão-duque, que cedeu o cargo a Ravengard após recentes problemas na cidade. Portão de Baldur segue sua difícil situação de grande abismo social, com uma cidade dividida entre uma área protegida pela guarda municipal que cuida exclusivamente dos ricos, uma segunda área nas mãos da força miliciana dos Punhos Flamejantes e uma terceira parte jogada a própria sorte, controlada pela organização mafiosa dos ladrões e assassinos da cidade.




O famoso Portão de Baldur

 

 

FINALIZANDO O TEXTO

 

 

Gostou de ler sobre Baldur`s Gate? Gosta de de ler sobre locais famosos de D&D? Temos aqui em nosso site outros textos sobre metrópoles dos cenários de Dungeons and Dragons.  Que tal ler um pouco sobre as Metropoles Planares, cidades que existem em outros planos de existência, AQUI?  Ou talvez queira ler mais sobre Forgotten Realms, como a história do mundo, que você pode começar a ler  AQUI


Gostou dessa leitura? Fale conosco! Faça com que saibamos que você gostou deste texto! Comente e curta nossa página nas redes sociais! @meuspergaminhos está no Twitter, Instagram, Facebook, Koo, Youtube, Kwai e TikTok. É a gente sabe. Nossos goblins gerenciam isso tudo mal e porcamente pra você ficar informado de nossos conteúdos! Você pode encontrar nossos links nos ícones ali em cima ou visitar nosso Linktree AQUI.

 


Pequena Calimshan



As imagens deste post são da WotC, até onde entendemos, mas se alguma imagem não for (ou se você souber o artista), pode nos avisar que teremos o prazer de creditar a imagem!


 

O trabalho nesta página é feito de forma gratuita, com muito carinho, mas tabém muito esforço, para o uso de vocês em suas mesas. Gosta de nosso conteúdo? São mais de 160 posts com aventuras, ideias, material de apoio e muito mais! Considere dar seu apoio através de um pix! Nosso Pix é meuspergaminhos@gmail.com . Bons jogos!