DICAS PARA MESTRES INICIANTES

UM PEQUENO GUIA PARA MESTRES (E JOGADORES) INICIANTES


Participar de grupos de discussão é algo bastante prazeroso e que nos permite contato com pessoas com ideias, estilos e histórias diferentes das nossas. Inclusive no RPG.






Ao participar de grupos sobre D&D, notei que algumas perguntas de mestres novatos se repetiam. Não falo necessariamente sobre dúvidas a respeito do sistema em si (que você pode ver em alguns links sugeridos abaixo). Muitas vezes o mestre iniciante ou futuro mestre ainda não tinha chegado neste ponto, onde a dúvida é sobre como funciona a situação de surpresa na rodada inicial ou como calcular a CA de um personagem que tem mais de uma fórmula de cálculo devido a soma de raça com classe ou classe com classe. Falo desde o princípio, sobre o que ler e como montar uma aventura.






SOBRE O SISTEMA


Se quiser entender melhor o Combate em D&D, leia AQUI.

Se quiser entender melhor as regras de Conjuração em D&D, clique AQUI.

Se quiser entender melhor a regra de Surpresa em D&D, clique AQUI.

Se quiser entender melhor quando usar Investigação ou Percepção em D&D, clique AQUI.

Se quiser entender melhor as regras de Armadilhas em D&D, clique AQUI.

Se quiser entender melhor as regras envolvendo Luz e Som em D&D, clique AQUI.

Se quiser entender melhor a diferença entre (e como funcionam) Ação, Ação Bônus, Interação com Objeto, Movimentação e Reação em D&D, clique AQUI.

E se quiser ler um pouco sobre as Classes de Personagens, clique AQUI.




VOLTANDO AO PONTO


Pensando no fato de que às vezes o sistema é o menor dos problemas, fiz um pequeno guia para ajudar esse mestre em seu primeiro contato com o jogo.

Espero que isso te traga seus primeiros pontos de XP!

Bons jogos.

Postar um comentário

1 Comentários

Bram Magenta disse…
Gostei do texto. Achei boa a sacada de escrever a história unindo os backgrounds. Dá pra ajudar quem tá com dificuldade de criar os objetivos de uma aventura.