MODIFICANDO CRIATURAS NA 5E

 
O Surgimento do Dragão por Kami Da Hobo


MODIFICANDO CRIATURAS NA 5E: O QUE ALTERA OU NÃO ALTERA O ND?



Sim. Temos em Meus Pergaminhos alguns posts sobre isso. Mas são posts maiores e mais específicos e aqui será um RESUMÃO para você fazer pequenos ajustes, sem nem ter que correr pro Livro do Mestre de D&D 5E para recalcular o ND a qualquer leve mudança.

Algumas vezes você quer fazer mudanças que tem a ver com o habitat da criatura, ou com o tipo de equipamento que ela possui, ou com a função dela em seu grupo social. Afinal, que tipo de mudança é realmente complexa e altera o ND, ou que tipo NÃO ALTERA o ND da criatura?



Chimera por Manthos Lappas


O QUE ALTERA O NÍVEL DE DESAFIO


Há cerca de 5 coisas que MUITO PROVAVELMENTE ALTERAM O ND e vai te dar trabalho:

- Pontos de Vida
- Classe de Armadura
- Chance de Acerto nos ataques
- Quantidade de Dano Médio nos ataques
- CD de alguma habilidade IMPORTANTE da criatura
- Aumentar o número de Salvaguardas Proficientes para 3 ou mais
- Aumentar o número de resistências ou imunidades para 3 ou mais

Assim, se você quer usar uma criatura com alguma mudança "rápida", essas são algumas coisas que você não deveria mexer. É claro que mudar os pontos de vida em 2-4 para cima ou para baixo, em especial em criaturas que já possuem mais de 40 pontos de vida, não muda nada. Mas ao aumentar 4 pontos de via numa criatura com 3 pontos de vida você terá feito algo que efetivamente vai mudar seu potencial de causar problemas pro grupo.

Como você pode saber quando altera e o quanto altera? Aí é que é a parte trabalhosa. Você tem que recalcular o ND da criatura. Para isso, explicamos bastante e detalhadamente neste texto AQUI, ou você pode conferir a parte de criar uma nova criatura no Livro do Mestre (sem exemplos e sem um passo a passo detalhado) a partir da página 273.



Baforada de Fogo por Manthos Lappas



O QUE TALVEZ MUDE O NÍVEL DO DESAFIO


Coisas que TALVEZ ALTEREM O ND, dependendo da quantidade ou do que faz:

- Habilidade única ("Agressivo" dos orcs, "Ataque em Bando" de kobolds e lobos, "Resistência a Magia" dos Drows, "Sentidos Aguçados" dos lobos, etc...)
- Proficiência em Salvaguarda (Só considera que muda quando são mais de duas)
- Resistências e Imunidades (Até duas é "tranquilo")
- Trocar ou conceder magias que podem ser conjuradas



Homem Lagarto Berzerker por Savedra


Se você decidir que um indivíduo do povo lagarto usa uma "armadura de placas", olha... Isso muda a CA que era de 15 para 18. Se adicionar o escudo (como na base da ficha de criatura do povo lagarto), sua CA sobe para 20! São cinco pontos acima do que era. O que dá +2 de ND defensiva. Muito provavelmente você alterou a ND da criatura (que era 1/2) para algo entre 1 e 2. Talvez até mesmo 3!



Elfa por Artborne WD



Por outro lado, se você decidir criar um batedor elfo usando, ao invés do batedor, o veterano do livro dos monstros. Para simular melhor sua função de batedor, decide que ele tem Visão Aguçada (como uma águia), tendo vantagem nos testes de Percepção usando a visão. Assim, sua Percepção Passiva aumentará em 5 quando a visão for relevante. Isso não altera o ND do veterano, e assim, o ND permanecerá em 3.

Via de regra, se algo não mexe em itens  daquela lista de coisas que alteram o ND, provavelmente a habilidade concedida ou a alteração de forma geral também não vai mudar o ND. A exceção são habilidades que gerem condições. Neste caso, confira no Livro do Mestre se há ou não alteração.



Horda Demoníaca por Savedra



O QUE PROVAVELMENTE NÃO ALTERA O NÍVEL DE DESAFIO



Coisas que PROVAVELMENTE NÃO ALTERAM O ND da criatura:

- Proficiência em perícia
- Trocar uma resistência ou imunidade existente
- Mudar uma arma ou armadura da criatura sem trocar a CA ou o dano médio
- Trocar o tipo de dano causado (íngeo para congelante, por exemplo)
- Aumentar a Iniciativa da criatura (através do aumento de Destreza ou concedendo alguma habilidade)
- Aumentar o número de idiomas falados ou compreendidos
- Dar novos sentidos ou formas de visão (visão no escuro, visão verdadeira, sentido sísmico...)



Orc Bruto por Savedra



Tendo isso em vista, imaginemos que você queira fazer um Orc Sentinela. Orc usam um "machadão" que causa 1d12 de dano, então se você mudar sua arma pra algo que cause mais ou menos a mesma coisa, não altera. Por outro lado, se você coloca nas mãos do orc uma adaga, com certeza haverá mudança. Ele usa uma armadura de CA 12+ modificador de destreza (CA final 13). Se você mantiver isso, também não altera. Você pode querer aumentar em +1 a Destreza mas reduzir a armadura, mantendo a CA final 13, Ok. Não mudou muito (ele ganhou +1 na iniciativa, salvaguarda, algumas perícias e poderia ter ganho no acerto a distância, mas note que orcs preferem armas a distância que usam a força, seu melhor atributo).

Oras... Mas um sentinela deveria ter... Melhor percepção. Orcs não ganham proficiência em percepção. Está tudo bem. Simplesmente conceda esta proficiência. Não vai alterar em NADA o ND dele. Mas seu sentinela está agora com Percepção Passiva 12. Será que é o que você deseja? Você chega a conclusão que não. E decide que ESSE ORC tem também mais duas coisas: Sabedoria 12 (ao invés de 11) e +5 no valor de sua percepção passiva (praticamente como se ele tivesse o talento Observador, mas sem ficar enchendo demais a ficha do seu Orc Sentinela).

Sabe no que isso mudou a ND de seu orc? Em nada. Ele segue sendo ND 1/2. MAS... Ele agora é um Orc com 18 de percepção passiva!

CLARO.  Não faça isso com TODOS OS SEUS ORCS, OK? Seria frustrante. Mas talvez você possa usar UM desses no meio de uma tribo de orcs, ou algo do tipo, e surpreender seus jogadores.


Bruxo Orc por Lee Orr




Vamos dar outro exemplo. Na mesma tribo de orcs, você decide que um deles será um cultista orc infernalista. E um ínfero lhe concedeu um raio negro como poder, além de usar uma armadura sombria.

Se a armadura sombria mantiver sua CA final em 13, e o raio negro for um ataque mágico a distância (digamos que a 9 metros de distância), com dano de 1d12 + Carisma (ataque mágico de +5 para acertar, sem salvaguarda) e o Carisma do seu cultista orc infernalista for 16, ele acertará com os mesmos +5, causando 1d12 + 3. Você mudou todo o visual, criou um ataque a distância mais "efetivo", poderá elaborar estratégias diferentes, mas não houve qualquer alteração na ND. Segue sendo ND 1/2!



Ankheg por Hrvoje Silic



Mas vamos para mudanças mais "radicais". Talvez você esteja querendo criar seu Ankheg Abissal. O formigão/gafanhoto/seiláqueinseto do Abismo pertence a um andar específico do Abismo que tem chuva de fogo a cada hora e você decide que deseja "meter o louco" e colocar uma imunidade a dano ígneo no Ankheg Abissal. Ok? Ok. Sabe o que mudou? Nada. Conceder UMA imunidade ou resistência raramente faz diferença. No entanto, se você adicionasse resistência a dano contundente, perfurante E cortante, além da imunidade a dano ígneo, seriam um total de 4 resistências/imunidades. Então isso mudaria o ND do Ankheg. O limite é 3 e olhe lá. 2 ou 1 não alteram. Use com sabedoria.




Observador por Mark H Roberts


FINALIZANDO O TEXTO


Esperamos que tenham gostado desse RESUMÃO ULTRA INTENSIVO!

Para ler mais sobre alterar criaturas ou criar criaturas, você pode ler nosso texto sobre criar monstros e PdMs AQUI, ou nosso texto para adicionar níveis de classe em monstros AQUI, ou sobre criar criaturas para serem enfrentadas de forma "solo" AQUI.

Comente, compartilhe! Faça com que saibamos que você gostou deste texto! E não se esqueçam de nos apoiar, curtindo nossa página no Twitter, Facebook e Instagram: @meuspergaminhos (você pode usar os pequenos ícones no topo de nossa página). Apoie a produção de conteúdo de D&D em PT/BR.

Bons jogos!