DETALHANDO REGRAS - A REGRA OPCIONAL DE FLANQUEAR

DETALHANDO REGRAS

A REGRA OPCIONAL DE FLANQUEAR


INTRODUÇÃO

OPINIÃO: A REGRA DE FLANQUEAR NA 5E


Sobre a Regra Opcional de Flanco presente no Livro do Mestre de D&D 5E: ela é horrível!



Por que ela é horrível?


1 - Ela é horrível porque deixa inútil as raras habilidades que concedem vantagem aos personagens (por exemplo, essa é das poucas coisas que o animal do beastmaster faz que é a ação "ajudar", concedendo vantagem) deixando absurdamente fácil conseguir vantagem.



2 - Ela é horrível porque faz da raríssima e importante habilidade de criaturas "táticas de bando" uma habilidade fraca, quando é pra ser algo forte e decisivo, marcante naquela criatura ("Oh, não! kobolds em bando!!!"), permitindo que com o mínimo de esforço qualquer criatura ataque com vantagem.



3 - Ela é horrível porque na 5E não há ataque de oportunidade por se movimentar dentro da "área de ameaça", permitindo a "rodinha de ataques" onde os personagens batem e se deslocam permitindo que o próximo personagem entre em combate e também usufrua do flanco, fazendo uma cena ridícula em um suposto nome de um "combate tático", que acaba sendo apenas pastelão mesmo.



4- Ela é horrível porque tira a função de uma das boas ideias do sistema. A 5ª edição traz uma interessante dinâmica que é a Inspiração. Ela concede vantagem em uma rolagem escolhida pelo jogador quando ele tem uma interpretação fiel de seu personagem, permitindo premiar uma boa interpretação. Quando você banaliza a vantagem, esse "prêmio" deixa de ser interessante.

5 - Ela é horrível porque mesmo que o Mestre decida por mudar e não conceder mais vantagem e sim um bônus (+1, +2) no ataque, ela quebra o jogo. Quantas magias e habilidades conferem algum bônus de ataque? Armas mágicas, lembrando que itens mágicos são raros, só vão até +3.

Sabe quanto tempo leva pra você ganhar um simples +1 no seu ataque (via proficiência) subindo de nível? QUATRO NÍVEIS! O mesmo ocorre com as criaturas! São 4 níveis de desafio para subir a Proficiência.

Se você perceber que não há quase magias e habilidades que confiram um simples +1, você vai entender que simplesmente dar um +1 ou +2 para uma situação de jogo fácil e simples quebra a mecânica de acerto, AC e etc... É esperado que uma criatura tenha AC 13 até o ND 3, e a cada 2 pontos acima disso sua "ND defensiva" é considerada uma acima (ou seja, precisa ter menos pontos de vida). Esse bônus de +1 ou +2 faz com que essa AC seja um ou dois pontos pior, o que significa que o desafio real das criaturas não funciona mais como deveria.

E no caso de vantagem que é "equivalente" a conceder um bônus de "+5", de forma tão fácil, as criaturas passam a não representar qualquer desafio defensivo, já que de AC 13 para 18 são DEZ níveis de desafio (e o jogo considera a AC base padrão mais alta a AC 19, então a partir do ND 5 todas as criaturas estariam com ND defensivo quebrado).

Claro, o mestre pode sair concedendo escudos e afins para as criaturas, mas se é pra modificar as ACs e compensar o bônus, pra que conceder o bônus em primeiro lugar?

Conceder vantagem deve ser algo relevante na narrativa e no sistema. Algo raro. No final das contas, usar a regra de flanco é ruim.

Essa é uma relação com a 5ª Edição. Na 3.X edição, por exemplo, a regra concedia +2 de bônus de ataque. porém, naquela edição, havia muitas coisas que davam bônus: o ataque em carga dava bônus, magias, talentos e itens mágicos ou "obras primas" concediam bônus que escalavam, bem como o ataque base de cada classe que poderia subir até +20 em classes de combate, subindo um por nível. As Classes de Armadura podiam passar de 50. Apenas o céu era o limite! Ali fazia sentido conceder bônus por flanquear. Na 5e, não.

Taticamente flanquear ainda será útil, mesmo sem os bônus, afinal, é uma forma de ocupação de espaço em um combate. Ocupar o campo de batalha é algo importante, como qualquer jogador de Xadrez sabe.




A regra é ridícula, mas claro que qualquer um pode usar. Só é uma escolha ruim.

Tô errado?





FINALIZANDO O TEXTO

 

 

 

O que achou deste Detalhando Regras? Quer ler mais sobre regras? Temos aqui em nosso site outros textos que abrangem regras de D&D, nesta mesma coluna Detalhando Regras. Você pode ler alguns dos posts da coluna Detalhando Regras AQUI

 

  

Gostou dessa leitura? Fale conosco! Faça com que saibamos que você gostou deste texto! Comente e curta nossa página nas redes sociais! @meuspergaminhos está no Twitter, Instagram, Facebook, Koo, Youtube, Kwai e TikTok. É a gente sabe. Nossos goblins gerenciam isso tudo mal e porcamente pra você ficar informado de nossos conteúdos! Você pode encontrar nossos links nos ícones ali em cima ou visitar nosso Linktree AQUI.

 







As imagens deste post são da WotC, até onde entendemos, mas se alguma imagem não for (ou se você souber o artista), pode nos avisar que teremos o prazer de creditar a imagem!




 

O trabalho nesta página é feito de forma gratuita, com muito carinho, mas tabém muito esforço, para o uso de vocês em suas mesas. Gosta de nosso conteúdo? São mais de 170 posts com aventuras, ideias, material de apoio e muito mais! Considere dar seu apoio através de um pix! Nosso Pix é meuspergaminhos@gmail.com . Bons jogos!