RAVENLOFT 5ª EDIÇÃO

UM GUIA PARA ADAPTAÇÃO MECÂNICA DE RAVENLOFT



"Eu sou o Ancião. Eu sou a Terra. Meu começo está perdido na escuridão do passado." Assim começa o breve relato que conta a história de um dos personagens mais icônicos da história do D&D e que foi publicado, palavra por palavra, em cada edição do cenário de horror preferido de jogadores de todo mundo, incluindo este que aqui escreve. Este é o começo do Tomo de Strahd, principal personagem de RAVENLOFT.



Ravenloft se desenvolveu após o lançamento de uma aventura no começo dos anos 80 por Tracy e Laura Hickman chamada I6 - Ravenloft, mas que ficaria conhecida como Ravenloft - House of Srtahd. Numa época em que aventuras eram criadas como masmorras simples, com o objetivo de apenas se chutar a porta, matar o monstro, coletar o tesouro e ganhar XP, Ravenloft trazia uma história e ambientação mais lógica e dramática. E isso acabou pautando a mudança no RPG mais vendido do mundo, e também em todo mercado de RPG pois figuras como Mark Rein Hagen foram profundamente influenciadas pelo cenário. A aventura dos Hickman teve diversas reedições, sendo a mais recente a Curse of Strahd, bastante modificada para se adaptar a sua época. O cenário teve dezenas de publicações entre aventuras, romances, módulos básicos e suplementos, além de jogos para computador, coleção de cartas - incluindo uma para o antigo jogo da TSR Spellfire -  e jogos de tabuleiro.

Porém, um cenário com mecânica própria tão distinta ainda não possui nenhuma adaptação oficial, muito menos em língua portuguesa. Não é mais o caso. Com base nos livros de regras lançados para os cenários de AD&D e D&D 3ª edição, bem como de algumas aventuras e suplementos (incluindo a quase manutenção de uma das versões oficiais do texto traduzido a respeito de Testes de Poder), compartilho gratuitamente minha adaptação pessoal das regras do meu cenário favorito. Esse guia para Ravenloft não substitui publicações anteriores em termos de descrição de domínios e lordes negros, mas permite a completa ambientação mecânica para aventuras no Semiplano do Terror.

Rudolph Van Richten


Nele você poderá encontrar informação para uso de regras opcionais para Testes de Medo, Horror e Loucura, Teste de Poder, informação de como a magia funciona no Semiplano, o poder dos Lordes Negros e muito mais. 

Espero que faça justiça a tudo que foi publicado anteriormente.

Bons jogos!