13 AVENTURAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!

UMA BREVE RECOMENDAÇÃO DE AVENTURAS ANTIGAS QUE NÃO MERECEM CAIR NO ESQUECIMENTO!




Muitos mestres têm preconceito com aventuras prontas, pelos mais diversos motivos. Alguns acreditam que aventuras prontas restringem a ação e a improvisação. Outros que elas são fechadas demais e não dão liberdade para o mestre. Ainda há aqueles que não se sentem a vontade de jogar algo criado "por outros mestres", como se usar um material criado por um designer experiente fosse "menos digno" do que ele mesmo criar suas próprias aventuras.

Não poderiam estar mais errados!

Foi pensando nisso que temos traduzido e adaptado para 5ª edição várias aventuras de D&D gratuitas criadas por pessoas da Wizards e colaboradores, e que foram publicadas na página da empresa no começo dos anos 2000. Conhecer o estilo de vários criadores de conteúdo permite aprender novas técnicas e ganhar experiência para desenvolver suas próprias campanhas, bem como ter um material já preparado para trabalhar em cima e adaptar ao seu próprio grupo, usando a base criada e dando seu toque para personalizar e gerar uma experiência única numa mesa de RPG.

Mas essas são aventuras gratuitas. E sobre aventuras que eram vendidas, das mais diversas edições? Há alguma que vale a pena adquirir em sebos, importar da Amazon ou comprar o PDF na DMGuild ou qualquer outra forma de aquisição similar? 

Fizemos uma pequena lista com 13 aventuras que acreditamos que vale a pena conhecer. Vamos a elas. Esperamos conseguir dar uma ideia de cada uma sem com isso dar spoilers demais... Mas se você é um jogador e não quer saber mais do que deveria, recomende esse artigo e pare por aqui!








THE SWORD OF THE DALES


A trilogia da Espada dos Vales envolve a tomada do Vale da Adaga pela Rede Negra, os Zentharim, na época do AD&D, entre 1358 e 1370 no calendário dos vales. Essa aventura segue de forma linear mas é facilmente transformável em uma aventura aberta, uma "sandbox", devido aos diversos lugares onde a ação se passa, dentro da região do Vale da Adaga. Confrontar exércitos invasores, ajudar os rebeldes e salvar o herdeiro do trono são algumas das ações possíveis nesta excelente aventura para personagens de baixo nível (mas que pode ser modificada para ser utilizada com personagens de níveis intermediários). 







DIE VECNA DIE


Morra, Vecna, Morra! é uma aventura clássica que começa em Greyhawk na época em que o semideus Vecna estava aprisionado em Ravenloft. Há, de fato, um excesso de masmorras (no fundo ela é uma enorme Dungeon Crawl), mas o clima é sempre de urgência e evitar a destruição do Multiverso como o conhecemos é uma das missões dos heróis, passando por Greyhawk, Ravenloft e Sigil - A Cidade dos Portais. Para personagens de alto nível.








HOW THE MIGHTY ARE FALLEN


Em Como Aconteceu a Queda dos Poderosos (em tradução livre) os personagens voltam a Era de Ouro da magia em Forgotten Realms, quando as cidades voadoras cruzavam os céus do que depois se tornou o deserto de Anauroch e a magia era ilimitada.

Lé eles precisam evitar que um poderoso vilão e seu exército de mortos vivos, além de inúmeras aventuras secundárias, incluindo um confronto contra o poderoso Tarrasque. O cenário é perfeito para uma aventura aberta, uma sandbox. Ela é uma aventura projetada para personagens de alto nível.







FOR DUTY AND DEITY


Pelo Dever e pela Divindade é uma aventura de alto nível começando em Forgotten Realms. Durante o Tempo das Perturbações a deusa do comércio desapareceu. Nesta aventura se descobre seu paradeiro. Ela foi sequestrada por um poderoso lorde demoníaco e está aprisionada no Abismo. Será que um grupo de aventureiros poderosos é capaz de salvá-la?

Essa aventura traz muitas possibilidades de expansão e, apesar de linear, tem potencial para se torna aberta em sua fase final devido à ampla descrição do reino abissal.






THE NIGHT OF THE WALKING DEAD


A Noite dos Mortos Vivos é uma das aventuras que acontecem durante um evento chamado A Grande Conjunção em Ravenloft, onde a geografia do semiplano e mesmo do multiverso é alterada. Nesta aventura de baixo nível os heróis vindos de outro mundo investigam estranhos eventos em Souragne e acabam lidando com eventos cataclísmicos. 






THE ETERNAL BOUNDARY


Nas Fronteiras da Eternidade um grupo de aventureiros inexperientes investiga o desaparecimento de um louco e acaba se envolvendo em uma conspiração em plena Sigil! Essa aventura de Planescape é interessantíssima para mostrar que grupos de baixo nível também podem jogar nos planos. Uma aventura de investigação e mistério de excelente qualidade. Além de uma aventura com belos desenhos e mapas interessantes, ela vem com um dos mais belos escudos do mestre do AD&D.






UNDERMOUNTAIN: STARDOCK


O poderoso Arquimago Louco, Halaster, o criador da masmorra gigantesca situada abaixo de Waterdeep, Undermountain, parece ter desaparecido. A masmorra está descontrolada e as criaturas que lá habitam estão sendo enviadas através de portais por toda Faerun, assim como estes mesmos portais descontrolados têm capturado pessoas inocentes. Apenas um grupo poderosos de aventureiros pode descobrir o que está acontecendo e interromper estes eventos antes que algo sério aconteça.

Uma aventura no estilo masmorra única muito interessante, diversa e desafiadora para personagens de alto nível. 






FEAST OF GOBLYNS



Banquete dos Goblyns é mais uma aventura da Grande Conjunção em Ravenloft em cenário aberto onde o grupo deve evitar o despertar de um poderoso necromântico e o surgimento de outro domínio de terror. Apesar de dois ou três problemas em sua reta final onde é fácil de um grupo não saber exatamente o que fazer ou seu propósito, um bom mestre consegue inserir alguns vistanis para dar pistas importantes dos eventos que estão para acontecer.

Uma boa aventura de nível intermediário.







CHILLING TALES


Histórias Aterrorizantes é uma série de sete pequenas aventuras na qual o grupo de alia ao famoso Dr Van Richten para combater o mal que habita o semiplano do terror. Uma pequena aula de como criar aventuras curtas de diversos níveis, com uma divertida sessão chamada "Terror Tips" (algo como Dicas de Terror) em cada aventura, onde dá uma dica de como criar um clima para mestrar aquela aventura (algumas interessantes e outras hilárias). As aventuras vão desde níveis iniciais até intermediários.






THE HOUSE OF THE GRYPHON HILL


A Casa da Colina do Grifo é uma continuação da clássica aventura House of Strahd (ou Ravenloft I6, como originalmente foi publicada). Daí seu nome completo ser Ravenloft II - The House of the Gryphon Hill. Após confrontarem Strahd, vencendo ou perdendo, o grupo é engolido pelas brumas e acorda sem memória em um sanatório. Quem são eles e o que estão fazendo no domínio de Mordent? Pouco a pouco o grupo vai se lembrando das coisas e descobre que um esquema sinistro está sendo orquestrado e que eles não podem confiar em ninguém... Uma aventura para personagens de alto nível.






MURDER IN BALDUR'S GATE


Assassinato em Portal de Baldur é uma aventura que ocorre em um tempo complicado para a cidade, quando o poder dos nobres, o poder bélico e o poder do submundo se confrontam dia a dia, tornando a cidade em uma praça de guerra, enquanto maus antigos adormecidos parecem despertar em meio ao caos. Esta aventura trás um escudo do mestre belíssimo e um livro de 64 páginas descrevendo Portal de Baldur, excelente para qualquer mestre que deseje mestrar aventuras na cidade. Uma aventura para personagens de baixo nível.







WEB OF ILLUSION


Teia de Ilusões é uma aventura para níveis intermediários que ocorre na ilha de Sri Raji, em Ravenloft. O lorde do domínio é uma perigosa entidade capaz de criar esquemas dentro de esquemas dentro de esquemas. Nesta aventura razoavelmente linear você tem um misto de exploração, interação social e combate, com masmorras e emboscadas. Pode ser mestrada como está, para uma experiência mais rápida e direta, ou ter seus esquemas sinistros e mistérios desenvolvidos para uma experiência única do cenário de Ravenloft.







THE FRIGHT AT TRISTOR


Terror em Tristor. No norte da Teocracia de Pale, em Greyhawk, existe um pequeno vilarejo chamado Tristor. Animais mortos de forma brutal assustam a população, e cada pessoa teme ser a próxima vítima. Alguns acreditam que orcs liderados pelo "Vigilante", uma entidade misteriosa, são os culpados pelos crimes. Uma recompensa é oferecida aos aventureiros para parar com os assassinatos, já que caçadores, guardas e soldados não tiveram sucesso. Será que essas mortes são algum tipo de recado? O que estará por trás do Terror que assola o vilarejo de Tristor?



Prometemos 13 aventuras comerciais, mas traremos dois bônus para vocês. 






BÔNUS: O NAVIO FANTASMA 


O Navio Fantasma é uma aventura nacional, da época da licença aberta D20, criada por Lúcio Nötlich Pimentel, mistura ação e mistério com um clima de terror e pirataria, como se os Goonies encontrassem The Walking Dead, no melhor estilo Stranged Things possível. Uma aventura excelente (e que nós fizemos o guia de adaptação AQUI) para personagens de baixo nível.  







BÔNUS: A TORRE EM RUÍNAS


Não há mais como adquirir esta aventura de forma solo (apenas como introdução dos módulos A Ira do Minotauro e O Olho da Wyvern), mas foi lançada como uma forma de introduzir novos jogadores no D&D e no RPG, com uma apresentação simplificada das regras e com um passo a passo bem detalhado de seu uso. A Torre em Ruínas é uma aventura simples, até simplória, mas que cumpre muito bem seu propósito de iniciar jogadores no hobby. Toda edição de D&D merecia ter um box com os 3 livros básicos e uma aventura como essa de brinde. Como ela foi disponibilizada gratuitamente pela Wizards na época do lançamento da terceira edição, traduzimos e adaptamos para a quinta edição a aventura e você pode baixá-la AQUI!


Esperamos que essas breves indicações façam com que você sinta vontade de buscar mais sobre as aventuras e, quem sabe, adquirí-las e mestrá-las em suas mesas!

Bons jogos!