ACELERANDO ENCONTROS MENORES

UMA TABELA PARA ECONOMIZAR TEMPO


Às vezes o grupo está viajando, está dormindo no meio de uma masmorra ou complexo de cavernas... Ou simplesmente resolve pegar "um atalho" e ir pelo meio da mata ao invés de floresta. Ou investigar pelas ruas da cidade fantasma durante a noite... Então você decide que aquilo "pede" por um encontro aleatório.

Imagem por Clyde Caldwell


Porém, você não quer REALMENTE perder tempo de sessão com esse encontro. Talvez vocês estejam jogando apenas naquele final de semana, ou um jogo casual e não há tanto tempo assim a perder. A verdade é que você só quer mostrar que o ambiente é inóspito ou deixar claro para o grupo que aquele talvez não seja o caminho. Ou por qualquer outro motivo. A mesa é sua!

Pois bem. Você quer que apareça um encontro, mas também deseja que esse encontro não tire tempo do grupo. Deseja que eles sintam que perderam alguns recursos e que foi custoso, mas também quer apenas descrever rapidamente e "passar pra próxima cena". O que fazer?

Uma opção é rolar em uma tabela para saber o que aconteceu, de forma rápida, e narrar a cena conforme o resultado. Seria muito bom se houvesse uma forma rápida e uma tabela que ajudasse nisso, não é?

Imagem por Tony DiTerlizzi


Pois seus problemas acabaram! Criamos uma tabela para isso! Ela está logo abaixo! 


TABELA

Role 1D20 (+ modificadores situacionais definidos pelo mestre + vantagem ou desvantagem se um dos lados está surpreso)

3 ou menos : Tudo deu errado! As criaturas lutaram como nunca! Cada personagem perde um recurso renovável por descanso longo ou dois por descanso curto ou um slot de sua magia mais alta ou o número máximo de pontos (ki, psi, sorcerer) usáveis em uma rodada. Cada personagem sofre 3 hit dice de dano.
4-7 : Batalha Árdua! Cada personagem perde um recurso por descanso curto ou longo ou metade do máximo de pontos (ki, psi, sorcerer) usáveis em uma rodada ou um slot de magia intermediária (até dois níveis abaixo do mais alto). Cada personagem sofre também 2 hit dice de dano.
8-10 : Combate difícil! Cada personagem perde um recurso por descanso curto ou longo ou um slot de magia a escolha do jogador ou 1/4 do máximo de pontos (ki, psi, sorcerer) usáveis em uma rodada.
11-14 : Situação controlada! Cada personagem sofre 2 hit dice de dano ou gasta um recurso por descanso curto ou longo ou um slot de magia a escolha do jogador ou 1/5 do máximo de pontos (ki, psi, sorcerer) usáveis em uma rodada.
15-18 : Nada a temer! Cada personagem sofre 1HD de dano ou gasta um recurso por descanso curto ou longo ou um slot de magia a escolha do jogador ou 1 ponto (ki, psi, sorcerer).
19-20 : Passeio no Parque! Um personagem a escolha do grupo (se o grupo não decidir o mestre escolhe aleatoriamente) sofre 1HD de dano ou gasta um recurso por descanso curto ou longo ou um slot de magia a escolha do jogador ou 1 ponto (ki, psi, sorcerer).
21+ : Manda outro! Não há gasto de recursos.


Simples, não?

Esperamos ter ajudado!

Bons jogos!