PROJETANDO UMA AVENTURA DE D&D


CONSTRUINDO SUA PRIMEIRA AVENTURA DE D&D




Em agosto de 2006, Wolfgang Baur começou uma série de artigos que foram publicados na página da Wizards of the Coast com o nome de "Adventure Builder". Naquela época, a Wizards já havia começado a perceber que incluir conteúdo online de forma gratuita para mestres e jogadores era uma forma de promover seu jogo e conhecer seu público alvo, e então publicou artigos, suplementos e aventuras em sua página. Num total de seis partes, o autor detalhava o que considerava importante para construção de uma boa aventura de RPG, tendo como base a edição 3.5 de D&D.

Em agosto de 2018, 12 anos depois, me peguei relendo os artigos e pensei: alguns destes conselhos ainda são atuais. Acredito que vale a pena reuni-los, traduzi-los a adaptá-los a edição atual de D&D, a 5ª edição, para conhecimento dos jogadores mais novos e, principalmente, para auxiliar mestres novos e veteranos a pensarem no Design de suas aventuras. E assim o fiz. Através desta leitura, espero que os mestres possam ter mais recursos para elaborar suas novas aventuras, seja usando as técnicas descritas por Baur, seja desenvolvendo seus próprios mecanismos ao aprofundar ou refutar a estrutura detalhada por ele em seu "Adventure Builder” que eu escolhi traduzir como PROJETANDO UMA AVENTURA DE D&D em tradução obviamente livre. O texto é bastante fiel ao original, com pequenas mudanças apenas quando o autor detalha regras da antiga edição, e as imagens são as praticamente as mesmas que estavam contidas nos artigos, com pouquíssimas exceções que foram retiradas do conteúdo gratuito para uso da DMGuild (como a imagem que acompanha este Prefácio ou a imagem que utilizei para criar a capa deste suplemento).

Assim esse suplemento totalmente gratuito (como eram todos os artigos originais), sem qualquer fim lucrativo, se encontra agora em suas mãos (impresso, no computador ou na tela de seu smartphone). Espero que a leitura seja tão leve e inspiradora quanto foi pra mim.

Bons jogos e grandes aventuras!

Link para o Suplemento no Google Drive