BESTIÁRIO DE DIABLO PARA DUNGEONS AND DRAGONS 5E

 


Portal para o Inferno



DIABLO: UM NOVO BESTIÁRIO PARA D&D

ADAPTANDO OS MONSTROS DO JOGO DIABLO PARA D&D 5E

 

 

BEM VINDOS AOS INFERNOS ARDENTES! Apresentamos para vocês a adaptação do mundo de DIABLO para D&D 5E! O bestiário com mais de 150 criaturas deste cenário traz também uma breve história do mundo para que você se inspire e planeje suas próprias campanhas no cenário de DIABLO. E, claro, as fichas para D&D 5E dos três irmãos, os males primordiais: Diablo, Mefisto e Baal! Mas vamos com calma...


Diablo é o icônico jogo de computador estilo Action RPG, num cenário de fantasia medieval fantástica que tem como local dos acontecimentos o mundo de Santuário. Produzido pela Blizzard North e distribuído pela Blizzard Entertainment, foi lançado em 1996. O objetivo do primeiro jogo da série era, basicamente, acabar com o mal que esta assolando a pequena cidade de Tristram, espalhado por Diablo, o Senhor do Terror. Neste jogo e nos seguintes o personagem (ou personagens, em modo multiplayer) se deparava com criaturas do mundo de Santuário corrompidas e com outras vindas diretas dos Infernos Ardentes para devastar o mundo no eterno conflito entre os Céus e os Infernos. 


Diablo possui 3 jogos de computador, além das expansões, e um 4º jogo está em fase final de desenvolvimento (segundo a Blizzard). Nosso bestiário é profundamente inspirado nprincipalmente nos dois primeiros jogos. Isso tem um motivo: os livros base nos quais nos apoiamos foram lançados na esteira do jogo Diablo II. Assim, por mais que algumas ideias e conceitos tenham sido trazidos do terceiro jogo, diríamos que 90% do que você irá encontrar é inspirado ns duas primeiras versões.







O PROJETO


As artes utilizadas são artes conceituais do jogo lançadas pela Blizzard, ou artes dos livros de D&D 3E e AD&D de Diablo, da WotC. O modelo de documento é o liberado pela DMSGUILD, todo trabalhado no Word. E aqui abem algumas explicações. Do começo: 


Este projeto foi iniciado para comemorar o primeiro ano da página, mas foi abandonado a época por uma série de problemas particulares que atrasaram o projeto a ponto de tudo que havia sido escrito estar desatualizado com os termos da recém publicada, a época, tradução de D&D pela Galápagos. Então haveria o trabalho de reescrever todas as criaturas até então (cerca de 50 ou 60) no novo formato. O projeto foi arquivado na pasta "logo eu volto a mexer nisso". E ali ficou por quase 3 anos. 


Assim, é possível que algum erro de termo possa ter passado batido. Minha TDAH pede perdão. E nossos goblins preguiçosos e mal remunerados também, pela revisão inconsistente!







O LIVRO


Pedidos de perdão e compreensão a parte, o que temos neste livro?


Uma introdução trazendo um pouquinho sobre o Mundo e a História de Santuário, o mundo onde se passa o jogo.


Mais de 150 criaturas com suas estatísticas para D&D 5E. 


As fichas dos 3 Males Primordiais, os três irmãos: Mefisto, Baal e Diablo.


E, por fim, algumas notas sobre a tradução e adaptação, agradecimentos, um pouco sobre o autor, obras e sobre o grupo editorial recém criado: The Black Feather.







IDEIAS DE USO


Ah, possíveis ideias para uso destes livros em outros cenários. E se você quiser usar o bestiário em sua campanha de Tormenta, Forgotten Realms, Greyhawk, Ravenloft, Planescape...?


Bom, e se a gente sugerisse simplesmente usar uma ou outra criatura apenas pra surpreender seus jogadores? Ah, muito simples, não é? Talvez você queira mais. Uma opção é transportar magicamente (ou via Spelljammer) todos para o mundo de Santuário e na sua eterna guerra entre o bem e o mal. Acha pouco? Talvez os três irmãos fossem grandes ínferos envolvidos em uma tentativa de golpe contra Asmodeus eras atrás e foram banidos dos Nove Infernos. Eles conseguiram criar no Sombral um semiplano que lembra os feudos desses poderosos seres em Baator. Alguns poderosos seres celestiais foram confrontar estes males e uma guerra começou a ser travada, tendo uma esfera de cristal chamada santuário como campo de batalha. Que tal? Ainda não? E se o mundo de Santuário fosse somente um domínio em Ravenloft, com uma história falsa de uma guerra entre céus e infernos existente para torturar os 3 irmãos que nunca conseguem vencer a guerra e sempre se deparam com heróis vindos de outros lugares ou nascidos no próprio domínio que estragam seus planos de conquista e os fazem vivenciar o eterno pesadelo, sempre num eterno retorno miserável, que também transforma a vida de todos ali num pesadelo literalmente infernal?


Ah, claro. O texto usa indiscriminadamente termos como "demônios", "diabos"e "ínferos" pois para o povo de Santuário (e para o cenário de Diablo) não há tais distinções. Cabe a você querer usar esses termos literalmente, ou como uma confusão dos sábios mortais que pouco entendem das complexas relações dos seres malignos do multiverso, ou como apenas mais um detalhe adicionado por um bardo para valorizar sua história, ou ainda mudar tudo para se adaptar ao seu Multiverso e sua mesa.







O DOWNLOAD


O livro agora é de vocês. Esperamos que gostem. Vocês podem baixar o livro no link abaixo:


Link para o PDF do Bestiário de DIABLO.








FINALIZANDO O TEXTO

 

 

Gostou desse bestiário? Gosta dessa eterna guerra entre o bem e o mal? Temos aqui em nosso site outros textos que abordam essa temática. Quer ler mais sobre os planos em D&D? Temos um texto sobre o Multiverso AQUI. Quer ler um pouco sobre os celestiais dos mundos de D&D? Temos um texto fantástico sobre os anjos e demais seres celestiais para escolha de patronos  AQUI.  Talvez você queira equipar melhor seu paladino para confrontar esses seres terríveis, e você pode encontrar alguns equipamentos únicos AQUI Gostaria que tratássemos mais de outras coisas envolvendo o mundo de Santuário em D&D? Talvez uma ssubclasses...  Fale conosco! Faça com que saibamos que você gostou deste texto! Comente e curta nossa página nas redes sociais! @meuspergaminhos está no Twitter, Instagram e Facebook, além de seguir nosso canal no Youtube. Você pode encontrar nossos links nos ícones ali em cima ou visitar nosso Linktree AQUI.

 

 

As imagens deste post são da WotC e do artista Tony Diterlizzi, até onde entendemos, mas se alguma imagem não for (ou se você souber o artista), pode nos avisar que teremos o prazer de creditar a imagem!


 

Toda essa adaptação foi feita de forma gratuita, com muito carinho, mas tabém muito esforço, para o uso de vocês em suas mesas. Gosta de nosso conteúdo? São mais de 160 posts com aventuras, ideias, material de apoio e muito mais! Considere dar seu apoio através de um pix! Nosso Pix é meuspergaminhos@gmail.com . Bons jogos!