RECOMENDAÇÕES LITERÁRIAS DE MEUS PERGAMINHOS

LITERATURA: O QUE NÓS RECOMENDAMOS?



Esta sessão é sobre financiamentos coletivos, autores independentes e outros produtores de conteúdo.



Ela é basicamente uma lista do que achamos que vocês deveriam conhecer. Nem só de grandes empresas e editoras vive a fantasia, o horror, a ficção científica e o RPG nacional!

Então a ideia é manter essa sessão sempre atualizada com alguns títulos para você conhecer e, eventualmente, gastar bem suas peças de ouro!

Sua estante já está cheia de Viancos, Draccons e outros nomes badalados do nosso "Fantasismo". Dê uma chance a você mesmo de conhecer algo novo!



Lebre da Madrugada (Senhores de Sombra e Prata Livro 1)





Sinopse

É o encerramento da década. Todos esperam um desastre: em Solária, as décadas normalmente terminam em um Eclipse, um terrível evento mágico que pode destruir cidades.

Na fortaleza de Rosseles, onde uma grande muralha marca a fronteira entre reinos civilizados e os ermos selvagens, Andras tem preocupações mais imediatas: ele é um médico e cientista vivendo em uma cidade controlada pela Vigília, a mesma organização religiosa que o excomungou por exumar cadáveres para seus estudos. Como se não bastasse, ele ainda tem de guardar segredo sobre a canção da floresta, uma sinfonia que o chama para as sombras além das muralhas e ameaça roubar sua sanidade.
Quando um cavaleiro ferido desaba à sua porta, Andras se vê na companhia de um homem estranho: Aeselir Hrád, um guerreiro de outro mundo, um fugitivo perigoso e de passado violento, mas que oferece ajuda ao médico no momento em que a Vigília ameaça sua vida. Feral e de temperamento explosivo, Aeselir parece fugir tanto de seus inimigos quanto de si mesmo.

Juntos, eles terão de sobreviver em ermos devastados por guerras e acidentes mágicos. Terão de lutar para escapar aos seus inimigos, mas também para compreender as diferenças entre si, seus papéis nos planos da Vigília e nas vidas um do outro.

Livro de Arthur Malvavisco.


Vampiros na França Moderna





Sinopse

Vampiros na França Moderna: A Polêmica sobre os Mortos-Vivos (1659-1751), de Gabriel Braga, tem como tema a produção filosófica sobre os mortos-vivos entre meados do século XVII e meados do século XVIII. As fontes selecionadas tratam não somente dos relatos de ataques de vampiros provindos dos Bálcãs, mas também apresentam algum tipo de explicação para o fenômeno. São elas uma carta, um artigo e três dissertações.



Violetas, Unicórnios e Rinocerontes


Sinopse

Os contos desta coletânea foram escritos por pessoas LGBTQIA+ com protagonistas LGBTQIA+ imaginando o que o futuro nos reserva(ria), vários subgêneros da ficção científica e new weird foram exploradas narrativas com distopia, space opera, cyberpunk etc. Cada autori escolheu um livro como inspiração. De autores consagrados como Ray Bradbury, William Gibson, Stanislaw Lem, Arthur C. Clarke, Ursula K. Le Guin, Isaac Asimov, Robert A. Heinlein, atuais como John Scalzi e Jeff Vandermeer, ou nacionais como Aline Valek ou Emília Freitas.

Como seria os bastidores de um programa de TV num universo similar ao de Fahrenheit 451? Como seria estar em coma e ter seu exocorpo controlado por um terceiro num planeta muito distante? E uma invasão alienígena “pacífica”, como em O fim da infância, mas do ponto de vista de pessoas soteropolitanas? Essas e outras histórias estarão nos 15 contos do livro.



Pétalas de Cerejeira






Sinopse

Esse é o início de uma coleção. Mas não uma coleção comum, e sim muito especial: uma coleção sobre deusas feita somente por mulheres fortes como as que serão retratadas.

Cada volume abrangerá uma mitologia, e o primeiro contará histórias sobre as divindades femininas da mitologia japonesa. 

Como quase todas as mitologias, os contos da mitologia japonesa incluem um grande número de deuses, deusas e espíritos, e a maioria das histórias diz respeito à criação do mundo, à fundação das ilhas do Japão e às atividades de divindades, seres humanos, animais, espíritos e criaturas mágicas.
São histórias pouco conhecidas, porém belíssimas, cheias de significados e elucidações para um povo milenar, que até hoje nutre por tais aventuras e desventuras um fascínio honroso e duradouro.





Sinopse

As Esferas do Dragão' opera entre autoficção e fantasia para contar uma história sobre a morte. Mescla a todo momento uma narrativa autobiográfica do autor com um imaginário que se alimenta de várias fontes, a principal delas o desenho animado 'Dragon Ball'. Nisso, uma espécie de oxímoro, ligação entre um "tema sério" e um "gênero ingênuo"; porém por meio desse choque são potencializadas oportunidades de confissão, entendimento e cura. Dito de outra forma, é uma novela em que Duanne de Oliveira Ribeiro procura sete orbes mágicos para ressuscitar o seu avô.







Sinopse

Tarot é o nosso personagem! "Mas Tarot não tem a ver com um baralho?" Sim, também!

A real é que, assim como o baralho de Tarot tem uma origem incerta, nosso personagem também. Existem muitos boatos sobre quem ele é, e muitos causos que, supostamente, ele viveu.

O livro "Contos de Tarot" terá cerca de 400 páginas e reúne 79 contos de causos da vida do Tarot, cada um escrito por um autor diferente, e baseado em uma carta de Tarot.

Para escrever os contos, cada autor teve acesso a uma biografia diferente do personagem - ou seja, a base que foi criada para cada caso pode ter, propositalmente, aspectos diferentes uma da outra.

Criar essas biografias embaralhadas foi a maneira que encontramos de trazer uma dissonância confortável para ser usada na criação de cada autor convidado.

E como os causos são trazidos na forma de contos, as histórias terão uma virada inesperada, relacionada a carta de Tarot invertida e sua consequente inversão de valor.



O Lago Aruá de Alan de Sá







Sinopse

"Um final de semana em uma casa num lago era tudo o que aqueles jovens precisavam. Um lugar em que pudessem apreciar a beleza e a tranquilidade de um bom ambiente. Mas o Lago Aruá, certamente, não se encaixa nesse conceito. Cercada de mistérios, desde a sua construção até casos de assassinatos e desaparecimentos misteriosos, a região possui suas próprias formas de causar medo e assustar aqueles que a visitam. E, através de acontecimentos estranhos, sete jovens descobrirão que, assim como os mais belos locais, o Lago Aruá possui sua própria magia, mas isso nem sempre é bom."



O Cão Negro de Alec Silva







Sinopse

"Quando, em 1767, uma jovem camponesa é torturada e morta sob acusação de bruxaria, um espírito vingativo de um cão de pelos negros surge, vagando pelo mundo, através dos séculos, destruindo vidas e enlouquecendo quem cruza seu caminho.

Após gerações de vingança, mortes e loucuras, o Cão Negro se aproxima do ápice de seu complexo plano de justiça quando, em pleno século XXI, um caso surpreendente de licantropia amedronta algumas cidades do Brasil, obrigando a jovem e ambiciosa investigadora Paula a tentar desvendar os assassinatos. Logo, ela descobre haver uma forte ligação nos ataques e no aparecimento de Marcos, um homem misterioso que guarda consigo segredos perigosos e sombrios. Investigando o caso a fundo, recolhendo relatos e montando o quebra-cabeça mortal, a detetive verá sua vida envolvida por uma entidade sobrenatural capaz de grandes coisas quando determinada a cumprir sua vontade.

Será Marcos a criatura misteriosa e cruel chamada de Lobo? Qual a forte ligação entre ele, Paula e o Cão Negro? Por que ora o Cão surge como um demônio impiedoso, capaz de feitos macabros, e ora como um guardião, capaz de gestos bondosos? Quais as consequências dos acontecimentos horrendos e inexplicáveis que rondam a todos?

Parte dos mistérios está nos contos que compõem “O Cão Negro”, uma novela fix-up cheia de horror, suspense e adrenalina. Mas, cuidado, pois o Cão pode surgir e clamar por sua alma como parte de sua insaciável vingança!"