EQUIPANDO SEU PALADINO


Paladino por Ckgoksoy

 

EQUIPANDO SEU PALADINO



Em 1994, Rick Swan escreveu o Livro Completo do Paladino para AD&D, publicado pela TSR. Com a demora para sair os livros de classes do AD&D no Brasil, tanto pela mudança de mãos dos direitos, saindo da Abril Jovem para a Devir, quanto da demora em traduzir e publicar o material em nossa língua (os que reclamam dos atrasos atuais talvez não imaginem pelo que já passamos), nunca tivemos esse livro publicado aqui.  Assim, tomamos a liberdade de pegar pequenos trechos sobre equipamentos para a classe e adaptar à atual edição de D&D. Não se trata de otimizar montagem de personagens e sim de melhor caracterizá-lo. Aliás, se quiserem ver uma análise da classe Paladino na 5E, você poderá ver futuramente o guia do Baconquest AQUI. Por enquanto, você pode ver um pouco sobre paladinos e demais classes em nosso texto sobre o conceito das classes AQUI.



Rebeca era a última das cavaleiras da ordem da rosa branca que ainda estava viva. Ela olhou mais uma vez para suas companheiras caídas e suspirou. Aquele demônio maldito! Ela olhou para a criatura desgraçada em sua frente, o tamanho de vários homens, carregando seu chicote de fogo em uma das mãos e a espada de raios que cortou a cabeça de várias de suas amigas. Ela seria enviada de volta ao Abismo nem que essa fosse a última coisa que ela faria. Ela correu com Isabela, sua Purificadora Sagrada, que emitiu uma luz branca tão potente quanto mil tochas, e gritou:
Pela Ordem da Rosa Branca!


Cavaleira para o zine Dames Knights por Darantha



Paladinos são personagens muito focados em sua causa e seu juramento, com forte ligação com divindades (na maioria das vezes) e com aqueles que defendem a mesma causa que eles. Desta forma, eles também levam muito a sério toda a parte de equipamento, muitas vezes adquirindo o melhor que seu dinheiro puder comprar, pois mais do que uma máquina de combate, paladinos são a representação física de uma mensagem, de um dogma e de um juramento. Não basta ser esta encarnação, mas há que se levar esta encarnação consigo todo o tempo, demonstrando em atos, palavras e, por que não, em como ele se veste e se apresenta.







EQUIPAMENTO MUNDANO



Cada item de um paladino não é só algo que o ajudará em sua missão. É parte indissociável de seu juramento e de sua fé. É comum que estejam associados a alguns de seus princípios os seguintes símbolos.

Escudo: O escudo representa seu voto e juramento em defender sua causa. Muitas vezes carrega o símbolo de sua pátria, sua ordem ou sua igreja.

Arma: A arma representa seu voto e juramento de enfrentar os inimigos de sua causa.

Armadura: A armadura do paladino representa sua lealdade a sua causa, e assim como ela protege seu corpo, ele deve proteger seu juramento.

Elmo: O elmo representa a lealdade a sua fé, e assim como o elmo protege a cabeça do paladino, ele deve proteger sua devoção.

Roupas: As roupas, incluindo qualquer cota de armas, devem permanecer limpas e imaculadas, assim como o paladino mantém sua mente limpa e sua alma pura, sempre focada em seu juramento. 


Paladino Algadon por Seraph777



Armaduras


Paladinos podem usar da armadura mais leve até aquela mais pesada, mas dado o direito da escolha, paladinos usam aquela que mais represente seu juramento. Entre uma armadura mágica que não se alie ao seu voto e uma comum que possua o brasão de sua ordem, ele prontamente escolhe a segunda. Entre armaduras comuns, paladinos geralmente preferem armaduras pesadas de placas ou completas, pois elas representam melhor a visão do cavaleiro e, assim, ele pode se apresentar como o bastião da fé e do que representa seu juramento de forma mais clara e cristalina. Como dissemos, a aparência é parte importante de carregar a palavra e paladinos cuidarão de cada detalhe, desde o elmo às manoplas, ombreiras e joelheiras. Isso também significa polir a armadura semanalmente, um processo meticuloso capaz de levar toda uma tarde.

A heráldica de sua ordem, igreja, nação ou similar muitas vezes são gravadas em pontos da armadura para refletir seu voto e assim poder carrega-lo onde quer que for.




Madalyn por x_celebril_x_


Escudo


É certo que um grande número de paladinos carrega escudo para se proteger de ataques tanto pela frente quanto pelos flancos, e a escolha geralmente é por escudos de metal que sejam leves o suficiente para serem carregados também em cima de uma montaria, mas que não sejam pequenos demais que não possam oferecer proteção adequada ou não possam ser vistos de longe, pois neles também costuma estar o símbolo de sua fé e juramento. O tamanho padrão é de cerca de 1 metro a 1 metro e meio de altura ou diâmetro, dependendo do formato do escudo, que varia do circular ao triangular ou retangular.

Os adornos do escudo em geral são das cores prata ou dourado, e não raramente envolve ouro, prata ou alguma pedra preciosa. Da mesma forma, algumas ordens usam cores coloridas para que o escudo possa ser identificado mesmo a longas distâncias.


 
Claridade por Leesha Hannigan


Armas


Paladinos são treinados em diversos tipos de armas, mas espadas e lanças são comumente associados a estes cavaleiros da fé. Não é incomum, no entanto, o uso de alguma arma valorizada na igreja, na ordem ou na nação. As armas de um paladino normalmente são guardadas em bainhas e madeira cobertas de tecidos e que se prendem ao cinto, mas algumas bainhas são simplesmente de couro, até pelo modelo da arma usada. Paladinos com armas a distância são bastante incomuns, no entanto.

Algumas armas carregam adornos na empunhadura e na lâmina. Muitas possuem escritos com passagens religiosas ou da doutrina seguida. Bainhas com gravuras religiosas também são comuns.



 
Paladino da Luz por Noxypia


Vestimentas


Paladinos escolhem suas roupas tanto pela utilidade quanto pela elegância. As cores muitas vezes têm relação com sua ordem, nação ou religião, mas cores como vermelho, verde e violeta nunca saem de moda. Seda e veludo são tecidos muito apreciados pois seu alto valor remetem a importância de um paladino. Paladinos costumam carregar consigo vários conjuntos de roupas (incluindo roupas de frio, botas, capas, cintos, cotas de armas, túnicas, roupas cerimoniais, vestidos e muito mais)  para não correrem o risco de estarem mal vestidos, podendo representar mal toda uma instituição a qual pertençam.

Além das roupas, paladinos prevenidos também carregam consigo toalhas, artigos religiosos, vestes para a montaria, cobertores e, claro, um espelho para se arrumar devidamente. E não nos esqueçamos de ornamentos para o elmo com plumagens, broches com um brasão, possíveis medalhas de seus feitos e um estandarte de sua casa, igreja, nação ou ordem.



Sacerdotes por Forrestimel


Outros Equipamentos


Livros sagrados com passagens de sua fé, juramento, leis, relatos históricos e material teológico é um item que nunca sai de moda. Uma cópia de seu brasão ou símbolo sagrado para que possa ser usado de modelo por algum artesão caso seja necessário gravá-lo em algum item também é algo que não deve ser esquecido. Uma coifa medieval ou cerimonial para proteção contra os males do sol ou algum tipo de chapéu não deve ser desprezado. Um kit para cuidados pessoais como cortar o cabelo, fazer a barba ou outros tipos de depilação podem ser usados, dependendo do caso e da fé. Perfumes ou sachês perfumados também são bons para diminuir o mal cheiro de uma longa viagem. Kits para cuidar de sua montaria também não devem ser esquecidos.



Paladina por CrystalGrazianoArt



EQUIPAMENTO MÁGICO


Muitos dos itens aqui descritos podem ser usados por qualquer personagem, ainda que originalmente tenham sido criados para servir a paladinos.


 
A Perseguição por MalkavianRockstar


SELA DO EXCELÊNCIA AÉREA
Item maravilhoso, raro

Esta sela se parece com uma sela comum, no entanto, quando equipada em uma montaria terrestre, uma palavra de comando dita pelo cavaleiro, com uma ação, faz com que asas metálicas com o dobro do comprimento da montaria surjam, permitindo a montaria voar com deslocamento de 18 metros por até 1 hora ou até que a palavra de comando seja dita novamente pelo cavaleiro. Ela tem 4 cargas e cada uso gasta uma carga, mesmo que o tempo máximo não seja atingido. Ela recupera 1d4 cargas gastas ao amanhecer. Um cavaleiro sobre esta sela não pode ser desmontado enquanto estiver consciente.


 
Titânia por Yaga Minoue


SELA DA TRANQUILIDADE
Item maravilhoso, incomum

Esta sela de couro, quando equipada em uma montaria, a torna imune à condição amedrontado.



Elmo de Cavaleiro Medieval por Concept Art House



ELMO DA MONTARIA
Item maravilhoso, incomum (requer sintonização)

Este elmo dourado de plumagem branca precisa ser sintonizado pelo usuário. No momento da sintonização, o usuário escolhe uma montaria (do tipo fera) que esteja a até 9 metros de distância. Após sintonizado, o usuário pode, com uma ação, invocar a montaria se ela estiver a até 80 quilômetros de distância do usuário. A montaria aparece a 1,5 metro do personagem em um espaço não ocupado. Se não houver um espaço desocupado, não é possível usar esse poder. O usuário também sabe instantaneamente se a montaria estiver sendo atacada ou se for capturada.




Bainha para Bauernwehr por Cybernuth



BAINHA DA SEGURANÇA
Item maravilhoso, incomum (requer sintonização)

Esta bainha de couro parece ser usada para guardar uma adaga. Quando sintonizada com o usuário, ela se torna capaz de guardar uma arma qualquer, que diminui de tamanho e forma, ficando com a aparência de uma adaga guardada. A arma só pode ser retirada por alguém em sintonia com a bainha. Ao ser desembainhada, a arma volta a sua forma e tamanho normais.



Bolsa Mágica por Celruian



BOLSA DA DOAÇÃO
Item maravilhoso, incomum

Esta pequena bolsa de veludo com capacidade de guardar até 20 moedas pode ser usada para armazenar moedas, pequenas gemas e outros pequenos itens. Quando o usuário diz a palavra de comando, ela teletransporta estes objetos contidos nela a uma igreja, ordem ou instituição conforme o desejo prévio do usuário. O usuário pode mudar o local de destino desejado durante um descanso curto.


 
Túnica Nobre por Quargon


TÚNICA DO CONFORTO

Item maravilhoso, incomum (requer sintonização)

Esta veste leve pode ser usada sobre qualquer armadura. A veste distribui o peso da armadura por todo corpo e a tornando o mais confortável possível, retirando qualquer desvantagem em testes de furtividade e fazendo com que dormir em uma armadura média ou pesada não cause qualquer efeito adverso (Xanathar’s Guide to Everything, 77).




Sulfuras, A Mão de Ragnaros Fire por TheSilenceArt



PURIFICADORA SAGRADA
Arma corpo a corpo, muito rara (requer sintonização com um paladino)

Você recebe +2 de bônus nas jogadas de ataque e dano feitas com esta arma mágica. Quando você atinge um ínfero ou morto-vivo com ela, a criatura sofre 2d10 de dano radiante extra. Quando um morto vivo sofrer dano de um ataque da Purificadora Sagrada o paladino pode gastar sua reação para que o morto vivo faça uma Salvaguarda de Sabedoria CD 14 e, em caso de falha, ele é expulso como na habilidade expulsar mortos vivos de Clérigo.



 
Vingadora Sagrada por Smalldeal



PROTETORA DIVINA
Arma corpo a corpo, lendária (requer sintonização com um paladino)

Você recebe +3 de bônus nas jogadas de ataque e dano feitas com esta arma mágica. Esta arma informa o paladino da presença de qualquer criatura capaz de ser detectada pelo sentido divino do paladino que esteja a 18 metros de distância dele, mesmo que ele não esteja usando seu sentido divino ou sequer esteja consciente (podendo despertá-lo de qualquer sono, mesmo mágico, se estas condições forem atendidas). O paladino, e apenas ele, ouve um som de alerta que o deixa atento a qualquer ataque surpresa ou emboscada. Qualquer coisa que barre a habilidade sentido divino, também impede esta habilidade da Protetora Divina. Com uma ação, o paladino pode girar a arma sobre sua cabeça, fazendo com que qualquer criatura detectável pelo sentido divino que esteja a 18 metros precise ter sucesso em uma salvaguarda de sabedoria de 15 ou fica atordoada até o começo do próximo turno do paladino. Uma vez que esta habilidade for usada, ela só poderá ser usada após o próximo amanhecer.



 
Arma 714 por Random223




REVIGORANTE DIVINA
Arma corpo a corpo, muito rara (requer sintonização com um paladino)

Você recebe +2 de bônus nas jogadas de ataque e dano feitas com esta arma mágica. Sempre que um paladino estiver com esta arma empunhada e curar uma criatura com uma magia, ela cura 2 pontos de vida a mais.

Além disso, enquanto estiver com a arma em punho, o paladino pode gastar uma ação para recuperar uma quantidade de sua reserva de poder curativo concedidos pela habilidade mãos consagradas que tenham sido gastos igual a ao nível do paladino x2. Você não pode usar esta habilidade novamente até terminar um descanso longo.


 
Rothelim por Aikurisu



REDENTORA SAGRADA
Arma corpo a corpo, muito rara (requer sintonização com um paladino)

Você recebe +3 de bônus nas jogadas de ataque e dano feitas com esta arma mágica. Sempre que um paladino sofrer dano, ele pode gastar uma reação para deixar a criatura que o atingiu sob a condição amedrontado, caso ela falhe numa salvaguarda de sabedoria com CD 15. O efeito permanece até o final do próximo turno do paladino.



 
Paladino Draconato por Darantha




FINALIZANDO O TEXTO


Gostou desse texto? Quer mais itens mágicos para seu jogo? Já viu nossos textos sobre itens mágicos? Sobre a criação de itens mágicos, você pode ler AQUI. Agora, se você quer ver regras sobre o comércio e identificação de itens mágicos, você pode ler AQUI. Mas se você prefere ter mais opções de itens mundanos, você pode ler os itens que adaptamos de outras edições AQUI


Comente! Compartilhe esse texto! Curta nossa página nas redes sociais!  @meuspergaminhos está no Twitter, Instagram e Facebook, além de seguir nosso canal no Youtube. Você pode encontrar nossos links nos ícones ali em cima ou visitar nosso Linktree AQUIApoie a produção de conteúdo de D&D em PT/BR.

Bons jogos!